Photobucket

terça-feira, 31 de março de 2009

TEXTO E FOTOS DO SKATE MANIFESTO PORTO ALEGRE

No último domingo, dia 29 de março, a pista do IAPI foi tomada por skatistas de diversas partes do estado e Brasil. Esta situação não é muito diferente de um domingo qualquer, mas desta vez o objetivo foi maior do que apenas andar de skate. No local aconteceu o Skate Manifesto Porto Alegre, uma mobilização da Federação Gaúcha de Skate (FGSKT), Associação Porto-Alegrense de Skate (APAS) e skatistas em prol de reformas e novos skate parks municipais.

Esta solicitação é mais do que justa, visto a importância do skate local e o numero de skatistas da cidade. E é ainda mais importante quando se sabe que já existem projetos aprovados e a verba já está liberada pelo governo federal. Resta apenas a boa vontade da prefeitura municipal, que sempre arranja empecilhos e parece não se importar com os skatistas da cidade.

Para deixar o evento ainda mais empolgante rolaram campeonatos em jam session para os amadores e best trick, em um obstáculo montado, para os profissionais. Os amadores lançaram uma rajada de manobras na pista, mas quem levou foi o caxiense Patrick Mazuchinni. Em segundo e terceiro ficaram os locais Carlos Iqui e Dhiego Correa.

No best trick rolaram muitas manobras, apesar da dificuldade do obstáculo. Daniel Crazy mandou o seu shove-it under flip e switch shove-it reverse, Paulo Galera ignorou a grade com frontside flip, Didi mandou backside 180 flip, Diego Pagode mandou frontside bigspin, switch varial heelflip e um cabreiro nollie heelflip. De São Paulo vieram Lucas Xaparral e Leo Giacon. Xaparral mandou nollie backside bigspin e Leo varial heelflip. Quem levou mesmo foi o porto alegrense Rafael Dias, que passou a grade de swtich 360 kickflip.

O grande público e skatistas que estiveram no local mostraram a força do skate da cidade. Esperamos que isso mostre as autoridades que o skate merece e precisa de mais espaços. Um obrigado a todas as marcas e pessoas que ajudaram e assinaram o abaixo assinado. Se você não pode estar presente, ainda pode contribuir, assinando a versão online, no link abaixo. Skate park Já!

A realização do Skate Manifesto Porto Alegre é da FGSKT e APAS com o apoio Matriz Skateshop, Swell Skateboard, Brutall Allboards, Freeday Shoes, Yerbah!, Alvo Cultural.

Cobertura oficial é da CuatroMag, Skatismo, Tribo Skate, 100% Skate, Sport TV, ESPN Brasil, Programa Ipanema Skate Street.


Paulo Galera - hardflip


Churrasco


Meninas no evento


Didi - bs flip


Diego Pagode - nollie heelflip


Patrick Mazuchinni, Diego Correa, Carlos Iqui


Rafael Dias

segunda-feira, 30 de março de 2009

NOVO PROGRAMA CIDADE SKATE HOJE!

Vai ao ar hoje às 16hs o novo programa Cidade Skate no Zona de Impacto do canal Sportv!

Entre os dias 29 de janeiro e 08 de fevereiro a equipe Freeday composta por Gui Zolin, Marcus Cida, Bruno Aguero, Paulo Galera e Diego Chaveiro e os amadores Douglas Molocope e Guguinha, caíram na estrada novamente, ou melhor, invadiram as areias do litoral gaúcho e catarinense passando por três praias em cada um dos estados visitados e apresentou muito skate em um formato diferenciado, com a sua mini rampa móvel.
Assim até mesmo os locais que não contam com uma praça ou pista de skate poderam ser beneficiados com as demonstrações da equipe Profissional e seus amadores convidados.

Em conjunto com a tour, a Freeday promoveu duas festas VIP em comemoração ao lançamento do programa Cidade Skate, apresentado por Marcus Cida. O evento de lançamento do programa aconteceu no Scooba na praia de Imbé-RS e no Confraria na praia da Lagoa da Conceição, em Florianópolis.


VÍDEO SKATE MANIFESTO PORTO ALEGRE - SKATISMO

sábado, 28 de março de 2009

COLAGEM DOS CARTAZES DO SKATE MANIFESTO

Veja o vídeo de Marcus Cida e Guilherme Gnomo colando os cartazes do evento Skate Manifesto em prol da nova pista de skate em Porto Alegre.


FOTOS DO OBSTÁCULO FEITO PARA O SKATE MANIFESTO

Veja as fotos da construção da rampa que vai ser usada no Best Trick do evento Skate Manifesto que vai rolar amanhã na Pista do IAPI em Porto Alegre.






CIDA FALA SOBRE O SKATE MANIFESTO NO SITE DA REVISTA TRIBO SKATE

Veja a entrevista concedida por Marcus Cida ao site da revista Tribo Skate sobre o Skate Manifeso:

Quem são os principais articuladores desse manifesto?

São skatistas profissionais de Porto Alegre. Cezar Gordo, Guilherme Gnomo, Rafael Russo e eu, em conjunto com a Associação Portoalegrense de Skate (APAS) e Federação Gaúcha de Skate (FGSKT), Jean Andrade, Fernando Tesch, Ricardo Menezes.

Os skatistas profissionais do RS são bem agilizados, não ficam de braços cruzados reclamando que nada acontece. O que vocês já conseguiram com o skate? Cada vez estamos mais unidos. Acreditamos que esse ano a prefeitura e órgãos do governo estejam mais ao nosso alcance, com anos de caminhada já aprendemos algumas.

O Guilherme Gnomo foi candidato à vereador e agora tá envolvido com política. O que ele já fez pelo skate? O Gnomo é o nosso representante, que faz a ligação dos skatistas com a prefeitura. Ele conseguiu, com o Deputado Federal Beto Albuquerque, a verba para duas pistas, uma no formato skate plaza, que está parada na prefeitura pela liberação da área no Parque Marinha, que fica próximo ao centro, e outra normal, com mais transições na zona sul de Porto Alegre.

O skate tem aliados fortes na política gaúcha? Estamos apostando no Gnomo e no Beto Albuquerque. O nosso prefeito Fogaça foi reeleito e prometeu apoio ao skate e a construção da pista, a obra está parada a mais de dois anos e mais nenhum icentivo aconteceu.

Você e o Gordo tem uma skate shop em Porto Alegre e fazem vários trabalhos pra manter a cena viva. O que é básico pra isso acontecer? Acredito que manter o skate com eventos e cuidados básicos é dever de quem vive deste esporte. Quase 99% das lojas que vendem skate, que na grande maioria são, surf shops, e não fazem trabalho algum com o skate. A Matriz Skateshop tem uma equipe de oito atletas, entre amadores e profissionais, organizamos eventos, produzimos e anunciamos em vídeos entre outras ações...

Qual o principal objetivo do Manifesto?
Realizar a construção das duas pistas (Marinha e Guarujá), ainda esse ano, pois a verba já está separada, e se não for usada ainda esse ano, corremos o risco de perder. Será preciso abrir outra licitação, pois o orçamento da pista feito a mais de dois anos já não é mais o mesmo.
Queremos a presença do maior número de skatistas para esse campeonto, para mostrar à prefeitura a grande força do skate na cidade. Agradeço o apoio de todos atletas, marcas e parceiros que estão cooperando para a realização deste manifesto!


bs tailslide

sexta-feira, 27 de março de 2009

NIKE SB BLAZER LOW NA MATRIZ!

O Blazer Low Premium Hybrid foi spirado pelos velhos filmes de skate dos anos 80, onde skatistas pulavam por cima de carros e andavam neles a Nike SB lançou o seu novo Custom Series gringo, está é uma serie de amadores aonde logo lançarão um vídeo com partes de Daryl Angel, Clark Hassler, Justin Brock, e Grant Taylor. O Blazer Low Premium Hybrid vem em preto sobre fundo preto com e na sola uma lista amarela, confira na Matriz skateshop mais essa serie limitada.


VITRINE ALUSIVA AO SKATE MANIFESTO

Provando estar totalmente mobilizada ao movimento, a Matriz Skateshop está com a sua vitrine alusiva ao "Skate Manifesto" em prol da Skate Plaza em Porto Alegre. Pra quem estiver em Porto Alegre (ou redondeza) não esqueça comparecer no evento deste domingo.


quinta-feira, 26 de março de 2009

EVENTO SKATE MANIFESTO PORTO ALEGRE NESSE DOMINGO!

A Federação Gaúcha de Skate (FGSKT) e Associação Porto-Alegrense de Skate (APAS) convidam a todos para o evento “Skate Manifesto Porto Alegre” com o objetivo de alertar e mobilizar a comunidade do skate em prol da manutenção da pista de skate do IAPI e a construção de duas novas pistas na capital gaúcha. Os projetos foram viabilizados há quase dois anos junto ao governo federal e estão há mais de 08 (oito) meses parados na prefeitura de Porto Alegre, onde de nada adiantou diversas reuniões realizadas com a prefeitura para dar andamento aos projetos.
No evento além de coletar assinaturas para o abaixo-assinado pedindo a construção das pistas serão realizadas duas competições: Jam Session Amador Open, campeonato amador onde competem 5 atletas ao mesmo tempo e Best Trick Profissional, melhor manobra categoria profissional.
O evento inicia às 13hs e as inscrições são gratuitas e limitadas.
Está rolando na internet um abaixo-assinado virtual e um vídeo produzido pela Matriz Vídeo / Cidade Skate, falando sobre a degradação das pistas e o descaso com o skate em Porto Alegre acesse www.skatismo.com.br e participe.

Pista de Skate em Porto Alegre Já!

SERVIÇO
Evento: Skate Manifesto Porto Alegre
O que: Campeonato Jam Session Amador e Best Trick Profissional
Quando: Dia 29 de março (domingo)
Horário: A partir das 13hs
Onde: Pista Pública de Skate do IAPI (Arnaldo Balvê) em Porto Alegre
Quanto: entrada gratuita
Inscrições: gratuitas e limitadas

A realização do Skate Manifesto Porto Alegre é da FGSKT e APAS com o apoio Matriz Skateshop, Swell Skateboard, Brutall Allboards, Freeday Shoes, Juice, Yerbah!, Alvo Cultural.

Cobertura oficial é da CuatroMag, Skatismo, Tribo Skate, 100% Skate, Cidade Skate SporTV, ESPN Brasil, Programa Ipanema Skate Street.

quarta-feira, 25 de março de 2009

EQUIPE MATRIZ NA REVISTA 100%SKATE #02 - ANO 14!


Capa


Luan de Oliveira - bs bluntslide reverse


Cezar Gordo - fakie pivot


Anúncio Marcus Cida Pro Model 2


Marcus Cida em "Coruja"


Anúncio com Diego Chaveiro

segunda-feira, 23 de março de 2009

FOTOS DA SESSÃO NA PRODUTORA ZEPPELIN

Veja algumas fotos da Produtora Zeppelin, que acabou rendendo uma matéria no programa Cidade Skate, produzido por Marcus Cida.

Área


Marcus Cida - bs nosegrind


Gui Zolin - bs grind


Gui Zolin - bs smith

sábado, 21 de março de 2009

LUAN DE OLIVEIRA NA ÚLTIMA THRASHER

A revista Thrasher do mês de março traz estampada em sua primeira página um anúncio da Flip Wheels com Luan de Oliveira. Confira:

Anúncio Flip Wheels


Capa da Thrasher

sexta-feira, 20 de março de 2009

DC SHOES NA MATRIZ SKATESHOP

Acaba de chegar à Matriz Skateshop os novos modelos do tênis DC Shoes. Entre eles está o modelo Pride MS, desenhado por Mike Shinoda, vocalista da Banda Linkin Park. Segue a descrição resumida de Mike sobre a série que ilustra o tênis:


“Minha nova série de trabalho é muito diferente da última. Trata-se de um personagem imaginário. Muito rico, baixo, violento, imprevisível, e mundialmente famoso. Ele não é famoso por simplesmente ser famoso, mas sim por nem mesmo ser real”.


Não deixe de conferir os últimos pares dessa edição especial da DC Shoes na Matriz Skateshop.


quarta-feira, 18 de março de 2009

PROGRAMA CIDADE SKATE NA ÍNTEGRA!

Foi ao ar no último dia 16, o Programa Cidade Skate, dentro do Zona de Impacto do canal Sportv, desta vez dentro da Produtora Zeppelin Filmes em Porto Alegre.

Durante as sessões de filmagens estavam presentes os skatistas: Cezar Gordo, Gui Zolin, Guilherme Gnomo, Marcus Cida, Rafael Russo, Alexandre Poupa, Biano Bianchin e Paulo Galera.

A produtora Zeppelin Filmes, responsável por publicidades que recheiam os comerciais brasileiros, resolveu colocar uma pista de skate dentro do departamento de criação. Capitaneada por três diretores de cena premiados [Marcello Lima, Carlos Manga Júnior e Rodrigo Pesavento], a Zeppelin sempre teve skates espalhados pelos departamentos para serem usados como transporte.

Com a compra da parte de um ex-sócio majoritário, Pesavento conta que o caminho se abriu para transformar a produtora num lugar ainda mais agradável para trabalhar, do jeito que ele queria. E aí entram, além da ótima rampa de skate, graffitis pelas paredes [dos artistas Trampo, Nina Moraes e Matheus Grim].

“A rampa dá um frescor... Enquanto tu baixa um arquivo ou faz um render, dá uma volta na rampa ali, oxigena o cérebro”, conta o diretor. “É um lugar em que as pessoas gostam de trabalhar. Tem gente que chega às oito da manhã, justamente para andar de skate um pouco antes, trabalha o dia inteiro e sábado de tarde tem gente aqui trabalhando e brincando com as coisas da produtora.” Declara O Diretor Rodrigo Pesavento.


terça-feira, 17 de março de 2009

ENTREVISTA COM CEZAR GORDO NA REVISTA SOLTO

Capa

Texto e Fotos: Jean Schwarz

Depois de muitas ligações, skypes e e-mails, nesta edição de início de ano a Solto traz aos leitores a esperada entrevista com Cezar Gordo. Faz um bom tempo que tínhamos o interesse de entrevistá-lo. Mas Gordo quase não para: tem uma rotina que vai de empresário frente aos negócios de sua loja Matriz Skate Shop (em sociedade com o amigo e também skatista Marcus Cida) e de skatista profissional.
A partir de agora, numa entrevista de texto rápido e com muito skate, o que pensa um dos maiores skatistas que este país já conheceu.


Gordo, sei que esta pergunta já é clichê em entrevistas, mas por que e quando você escolheu o skate como profissão?
Quando comecei a andar eu nunca imaginei que um dia eu fosse me tornar um profissional, até porque eu não conhecia nenhum e muito menos tinha informação, então comecei andando para me divertir, e as coisas foram acontecendo naturalmente, a única coisa que eu queria era andar e aprender manobras.

Entre inúmeras conversas que tivemos durante a sessão de fotos para esta entrevista, tocamos em um assunto que achei pertinente te perguntar agora, que é sobre o skatista ser atleta, ou melhor, ser chamado de atleta. O que você pensa a respeito?
Como o skate foi discriminado por muito tempo, criou-se uma geração que tenta provar que o skate é um esporte como outros, e até querem colocá-lo nas Olimpíadas, mas o skate é um esporte completamente diferente. É uma grande cultura, onde existe muita informação, música, arte... Muita coisa envolvida. Sinceramente você imagina uma delegação brasileira de skate, todo o mundo com uniforme competindo? Isso está muito longe do skate. Acredito que as Olimpíadas precisam muito mais do skate, do que o skate precisa dos jogos olímpicos.

Mas o Skate hoje em dia é considerado um esporte. Certo? Me explica este paradoxo. Skate esporte e skatista que não é atleta?
Vejo hoje o skate muito mais ligado na arte que no esporte. Se você parar para pensar, a gente passa na rua olhando toda a arquitetura e vendo onde é possível dar uma manobra, fazer um intervenção naquele lugar, onde vamos filmar ou fotografar, ou simplesmente andar por diversão. Enquanto a maioria da população foge das ruas, se tranca em condomínios, a gente ainda usa o espaço que muitas vezes está "abandonado" para virar um skatepark.

ss ollie

ollie

Você foi campeão brasileiro de skate em 2004. Como é ser campeão brasileiro de skate, já que os campeonato profissionais estão em "extinção"?
Nunca fui um competidor como Ferrugem, Daniel Vieira, etc. Pelo contrário, nunca gostei das atitudes deles, vejo que o skate só chegou até onde chegou porque conseguimos trocar a palavra competição pela união.
Todo mundo quer ganhar um campeonato, não vou mentir, mas para isso você não precisa querer que os outros errem ou se deem mal, simplesmente faça sua parte e se for para ganhar, ganhou. Você já prestou atenção depois de uma volta de um campeonato, o "adversário" comemora com o outro, é disso que eu estou falando.
Ser campeão brasileiro não mudou muita coisa para mim, nunca busquei status, títulos ou fama com o skate, só quero andar de skate e buscar minha evolução por satisfação própria. Acontece às vezes de os leigos perguntarem: Ta, mas quem é o campeão? Nessas horas eu até saio de fininho. Hehehehe.

O que você acha que está acontecendo no Skate Brasileiro Pro? Será que está perdendo a força?
Com certeza não, o que está acontecendo é que estão surgindo competições diferentes, mais vídeos e há uma mudança. Às vezes até torço para o skate perder a força, porque é aí que você vê quem é verdadeiro e continua andando ou fazendo algo por ele, quando não há "boom" econômico, não há sanguessugas. Se você parar para analisar, antigamente a gente sabia quase todas as cidades que tinham pistas. Hoje em dia, onde você nem imagina que existe cidade, lá tem uma pista e uma galera andando... É louco ver que o skate tomou essa proporção.

Lembro que em uma de nossas conversas, falamos sobre os skatistas e seus "slogans". O que você pensa a respeito?
Teve uma época em que todos queriam ter uma frase: skate eterno, skate para sempre, skatista de alma, skate... ou o que for... Isso é puro marketing e colocar uma frase para lembrarem de você e não fazer nada pelo skate, ele nunca será eterno ou para sempre ou o que for. Sinceramente, quando eu morrer prefiro que nem lembrem de mim, mas aproveitem ou andem em alguma coisa que eu ajudei a construir. Aí, sim, a missão estará cumprida.


bs ollie

Vemos atualmente o mesmo filme. Skatistas brasileiros correndo atrás do sonho da América. Ser patrocinado por uma empresa grande, multinacional, correr campeonatos internacionais, ganhar dinheiro e, acima de tudo, ter o reconhecimento. Na sua opinião, por que isso ainda é o sonho de muitos?
Não acho errado, desde que o skatista não ande só pelo reconhecimento e pela fama, ou por dinheiro. Porque senão a hora que isso acabar ele para de andar. Nunca se esqueça: 1 POR AMOR, 2 POR DINHEIRO.

Você teve inúmeras possibilidades e convites de marcas internacionais para viver do skate no exterior. Por que não foi?
Cada um tem um objetivo, na época o meu era ter um bom salário e poder viajar para outros países para andar, não morar lá, se eu conseguisse fazer isso e morar perto da minha família, amigos, namorada, na época eu ainda namorava a Marcela, eu ficaria aqui. Acabei conseguindo isso, felizmente esse objetivo deu certo.


Você é skatista profissional da marca Nike SB. Muitos como eu se perguntam: como funciona uma Nike SB?
Não muito diferente de uma marca de skate, mas com uma proporção muito maior. Tudo que envolve o nome da Nike as pessoas fantasiam, a gente precisa ter um cuidado, a responsabilidade aumenta.

Como surgiu o convite?
O Gerdal e o Chupeta já estavam no time, me apresentaram para o pessoal, que falaram que tinham interesse, me levaram em um jogo de futebol no camarote da Nike em São Paulo, então começamos a conversar... Fizeram uma proposta, fizemos diversas reuniões, mostraram os projetos que eles tinham e, depois de 2 meses negociando, eu entrei.

Como é ser contratado como skatista profissional de uma empresa como a Nike. O contrato é mesmo um livro? (risos)
O contrato é grande, mas não chega a ser um livro. O Seu Marloi (meu pai) que fica com essa parte, ele que lê e vê se está tudo OK.
Você está indo para a assinatura do terceiro model de tênis da marca. Como é o desenvolvimento do tênis?
Sempre em conjunto com o pessoal da Nike, no caso o Fabricio GUGU, que foi skatista profissional, trabalha como designer para a Nike Global, ele não desenha só skate, desenha tudo, e temos a sorte de tê-lo como aliado no nosso projeto. Afinal é muito mais fácil quando se fala com uma pessoa que entende de skate.

Fale um pouco sobre o Brasil Custom Series
I- Foi sobre a nossa história, onde começamos a andar de skate, foi um Dunk low (modelo de tênis da Nike SB), basicamente o meu foi inspirado na praça da Matriz.
II- Pico dos sonhos, foi inspirado em lugares que a gente sonhava em andar, foram chamados artistas para fazer um desenho surreal de um pico dos sonhos, modelo Dunk HI.
III- É um projeto junto com a música, resgatando os antigos walkmans que embalavam as seções nos anos 90, o meu é inspirado no fone de ouvido, todos foram limitados e só foram fabricados 480 pares.

ss crooked

Hoje em dia você, além de skatista profissional, é um empresário do skate, tem uma loja, tem funcionários, promove campeonatos, patrocina e apoia outros skatistas.Como é estar no backstage do skate e sentir na pele o que muitos bons empresários do setor sentem?

Sempre foi meu sonho poder fazer alguma coisa pelo skate, afinal ele me proporcionou muitas coisas na vida, ter feitos grandes eventos e ter conseguido ajudar muita gente com uma loja de skate é bem legal, mas não para por aí, vamos fazer muitas coisas ainda...

Como aconteceu de montar a loja?
A loja surgiu de uma demanda natural, não tínhamos lojas especializadas de skate em Porto Alegre e resolvemos abrir uma. Aí a História é longa, muita coisa já aconteceu, queria aproveitar e agradecer a todos que já trabalharam conosco ou ainda trabalham e que fizeram parte desses quase 8 anos de Matriz Skate Shop. Continuamos firmes e fortes pra quem não acreditava que era possível ter uma loja somente de skate. A prova está aqui!

Vocês da Matriz tiveram um grande envolvimento na construção da pista do Iapi. Se organizaram e foram atrás. Tiveram reuniões com políticos... Lembro que até em algumas tive o prazer de participar. Mas por "ossos do ofício" acabei me distanciando e nunca soube como a história se deu. Explica como nasceu o projeto da pista.
Muita gente participou do projeto: Filipinas Pexão, Bocão e mais gente que eu não lembro, às vezes só a gente ganha o mérito, a real é que a gente esteve mais presente na construção... Quando a gente (eu e o Cida) foi ver, o sonho estava virando um pesadelo com as transições todas tortas... Aí, conseguimos parar a obra e modificar bastante coisa.

Se depender de Cezar Gordo, qual será o futuro do skate brasileiro?
Evoluir sempre!!!

E o futuro de Cezar Gordo?
Por enquanto estou tentando resolver menos problemas e andar mais de skate, fazendo vários exercícios para conseguir andar mais tempo, e o futuro é agora! Obrigado a todos, paz, saúde e muito skate!


nollie heelflip


halfcab bs nosegrind reverse

segunda-feira, 16 de março de 2009

domingo, 15 de março de 2009

PROGRAMA CIDADE SKATE NEW YORK

Assista na integra o programa Cidade Skate que foi ao ar dia 02/03 no canal SporTV. Dessa vez, Cezar Gordo faz a cobertura do programa em NY. Confira:


sexta-feira, 13 de março de 2009

ÖUS LANÇA SEU SITE COM CURTA!

Lançada em agosto de 2008, a ÖUS é uma marca de skate genuínamente brasileira com foco na pesquisa e utilização de tecidos diferenciados, parcerias com artistas e desenvolvimento de produtos em conjunto com seu time de skatistas.

Suas principais características são a diversidade de materiais e cores, produtos ecologicamente corretos e valorização aos pequenos detalhes. O estilo de vida de rua do skate reflete diretamente na filosofia da marca e em seus produtos.

A FAMÍLIA MTZ tem uma forte ligação com a ÖUS que vai além da parceria comercial, pois tem um grande vínculo de amizade com Rafael Narciso, que além de idealizador da marca é responsável pela criação da confecção das roupas MTZ.

Os modelos com as novas cores já estão disponíveis na Matriz Skateshop. Acesse www.ous.com.br e confira essa e outras novidades da ÖUS.

Confira o curta "O MANUAL DO ALADIN":


quinta-feira, 12 de março de 2009

SKATE MANIFESTO PELO SKATE PLAZA EM PORTO ALEGRE!

A Federação Gaúcha de Skate (FGSKT) e Associação Porto-Alegrense de Skate (APAS) convidam a todos para o evento “Skate Manifesto Porto Alegre” com o objetivo de alertar e mobilizar a comunidade do skate em prol da manutenção da pista de skate do IAPI e a construção de duas novas pistas na capital gaúcha. Os projetos foram viabilizados há quase dois anos junto ao governo federal e estão há mais de 08 (oito) meses parados na prefeitura de Porto Alegre, onde de nada adiantou diversas reuniões realizadas com a prefeitura para dar andamento aos projetos.
No evento além de coletar assinaturas para o abaixo-assinado pedindo a construção das pistas serão realizadas duas competições: Jam Session Amador Open, campeonato amador onde competem 5 atletas ao mesmo tempo e Best Trick Profissional, melhor manobra categoria profissional.
O evento inicia às 13hs e as inscrições são gratuitas e limitadas.
Está rolando na internet um abaixo-assinado virtual e um vídeo produzido pela Matriz Vídeo / Cidade Skate, falando sobre a degradação das pistas e o descaso com o skate em Porto Alegre acesse www.skatismo.com.br e participe.

Pista de Skate em Porto Alegre Já!

SERVIÇO
Evento: Skate Manifesto Porto Alegre
O que: Campeonato Jam Session Amador e Best Trick Profissional
Quando: Dia 29 de março (domingo)
Horário: A partir das 13hs
Onde: Pista Pública de Skate do IAPI (Arnaldo Balvê) em Porto Alegre
Quanto: entrada gratuita
Inscrições: gratuitas e limitadas

A realização do Skate Manifesto Porto Alegre é da FGSKT e APAS com o apoio Matriz Skateshop, Swell Skateboard, Brutall Allboards, Freeday Shoes, Juice, Yerbah!, Alvo Cultural.

Cobertura oficial é da CuatroMag, Skatismo, Tribo Skate, 100% Skate, Cidade Skate SporTV, ESPN Brasil, Programa Ipanema Skate Street.


VÍDEOS SKATE MANIFESTO PORTO ALEGRE

sexta-feira, 6 de março de 2009

CIDADE SKATE#3 - ESPECIAL BARCELONA - SANTS

Muito conhecido através dos videos gringos, Sants é um dos picos tradicionais de Barcelona, com chão de mármore, bordas, mesas de picnic e escadas. Atualmente foi reformado e continua perfeito e sempre cheio de skatistas de toda partes do mundo. Veja esse vídeo feito por Marcus Cida para o programa Cidade Skate do canal SporTV.


quinta-feira, 5 de março de 2009

SIMPLESMENTE 2ª EDIÇÃO NA MATRIZ SKATESHOP

Já está a disposição pra quem quiser comprar o vídeo Simplesmente 2ª Edição na Matriz Skateshop. Lembramos que o Iqui abre o vídeo em grande estilo. Então passe na loja e adquira o seu.

quarta-feira, 4 de março de 2009

LUAN DE OLIVEIRA É INDICADO AO BOLSA ATLETA 2009


A Confederação Brasileira de Skate (CBSk) informa os eventos indicados e a lista dos skatistas com o direito a pleitear o benefício do programa Bolsa Atleta em 2009.

O programa do Governo Federal, gerido pelo Ministério do Esporte, entra na sua quinta edição e os benefícios no Skate são voltados tanto para homens como para mulheres, a nível nacional (R$ 750,00 por mês) e internacional (R$ 1.500,00 por mês).

Também são subdivididos em Iniciante (de 14 e 16 anos de idade e seria o equivalente ao nosso Iniciante), Intermediário (de 17 a 24 anos, equivalente ao nosso Amador 1) e Principal (independente de idade e igual ao nosso Profissional).

Esclarece-se que segundo as regras do Bolsa Atleta apenas os três primeiros colocados do Ranking em cada modalidade e suas categorias tem direito a pleitearem, não extendendo o benefício para o 4.o colocado e demais, mesmo se os 3 primeiros não pleitearem ou não puderem pedir para não atender os requisitos necessários.

Também uma modalidade não tira vagas de outra, portanto skatistas de Freestyle não diminuem o direito de praticantes de Street e vice versa.

Em 2009 os seguintes skatistas tem direito a se inscrever no programa Bolsa Atleta no Masculino:

BANKS
- Principal:
RTMF Bowl Pro (nacional):
Mauro Mureta (1.o), Guilherme Godoy (2.o) e Duzinho Braz (3.o)

- Intermediário:
Ranking Nacional (nacional):
Gustavo Sorriso (1.o), Felipe Foguinho (2.o) e Ricardo Tossi (3.o)

- Iniciante:
Ranking Nacional (nacional):
Fabinho Junqueira (1.o), Murilo dos Santos (2.o) e Ian Landi (3.o)

DOWNHILL SLIDE
- Principal:
Gravity Slide Fest (internacional):
Sérgio Yuppie (1.o)

- Intermediário:
Ranking Nacional (nacional):
Renilson Monteiro (1.o), André Chiquinho (2.o) e Rodrigo Didi (3.o)

- Iniciante:
Ranking Nacional (nacional):
Leandro Tabajara (1.o), Renato Lourinho (2.o) e Natan dos Santos (3.o)

DOWNHILL SPEED
- Principal:
V Malarrara Pro Teutônia (internacional):
Douglas da Lua (1.o) e Everton Alves (3.o)

FREESTYLE
- Principal:
Campeonato Brasileiro de Freestyle (nacional):
René Shigueto (1.o), Fabiano Fernandes (2.o) e Marcos Toshiro (3.o)
Campeonato Mundial de Freestyle (internacional):
René Shigueto (2.o)

- Intermediário:
Campeonato Brasileiro de Freestyle (nacional):
Lucas Mansano (1.o), Fritz (2.o) e Jaspinho (3.o)
Campeonato Mundial de Freestyle (internacional):
Rodrigo Texaco (1.o), Lucas Mansano (2.o) e Lucas Fraga (3.o)

LONGBOARD
- Principal:
Ranking Nacional Banks (nacional):
Banks: Miguel Gordinho (1.o), Guilherme Kedinha (2.o) e Rafael Moaça (3.o)

- Intermediário:
Ranking Nacional Downhill Slide (nacional):
Downhill Slide Amador: Davison Paixão (1.o), Rafael Sabella (2.o) e Rodrigo Didi (3.o)

- Iniciante:
Ranking Nacional Downhill Slide (nacional):
Downhill Slide Iniciante: Ramon Fernandes (1.o), André Luís Amaral Ferreira (2.o) e Carlos Neto (3.o)

SLALOM
- Principal:
Circuito Nacional (nacional):
Ricardo Kako Max (1.o), Caco Ratos (2.o) e Thiago Gardenal (3.o)
Porto Alegre Masters (internacional):
Ricardo Kako Max (1.o), Iuri Quevedo (2.o) e Márcio Benevides (3.o)

STREET
- Principal:
Circuito Brasileiro de Street Profissional (nacional):
Rodil Araújo Jr. (1.o), Diego Oliveira (2.o) e Daniel Vieira (3.o)
Circuito Mundial WCS 2008 (internacional):
Rodolfo Gugu (1.o)

- Intermediário:
Skatepark of Tampa AM (internacional):

Luan de Oliveira (1.o)


VERTICAL
- Principal:
Circuito Brasileiro de Vertical Profissional (nacional):
Marcelo Bastos (1.o), Marcelo Kosake (2.o) e Mizael Simão (3.o)
Circuito Mundial WCS 2008 (internacional):
Bob Burnquist (1.o), Sandro Dias (2.o) e Lincoln Ueda (3.o)

- Intermediário:
Circuito Brasileiro de Vertical Amador (nacional):
Ronaldo Gomes (1º), Carlos Felipe (2º) e Alan Resende (3º)
Skatepark of Tampa AM (internacional):
Pedro Barros (2º) e Ronaldo Gomes (3.o)

- Iniciante:
Circuito Brasileiro Amador Vans (nacional):
Raul Roger (1º), Murilo dos Santos (2º) e Mateus Chapollin (3º)

Entre as meninas podem pleitear as seguintes skategirls:

LONGBOARD:
- Principal:
Ranking Nacional Downhill Slide (nacional):
Reine de Oliveira (1.a), Fernanda Michelline (2.a) e Larissa Sampaio (3.a)

SLALOM:
- Principal:
Porto Alegre Masters ISSA (internacional):
Heloisa Akimi (1.a), Christie Aleixo (2.a) e Bruna Goveti (3.a)

STREET:
- Principal:
Ranking Feminino 2008 (nacional):
Jéssica Hoefler (1.a), Ruany Mollinari (2.a) e Déborah Badel (3.a)
Etnies Goofy Vs. Regular 2008 (internacional):
Letícia Bufoni (3.a)

- Intermediário:
Ranking Feminino 2008 (nacional):
Hiolanda Silveira (1.o), Monica Soares de Torres (2.o) e Fernanda Valiati (3.o)

VERTICAL:
- Principal:
Circuito Mundial WCS 2008 (internacional):
Karen Jones (1.o)

Esclarecemos que os eventos indicados para o Ministério de Esportes foram os homologados pela confederação no Vertical e Street, aqueles que seguiram as regras estabelecidas pelos Conselhos da CBSk de Downhill Slide, de Freestyle e Feminino como também onde houveram bons eventos nas modalidades do Slalom, Banks, Downhill Speed etc, todos atendendo as exigências do Programa Bolsa Atleta.
Avisamos que no Street as categorias Intermediário e Iniciante a nível Nacional não terão direito a pleitear o Bolsa Atleta neste ano pois ficaram na dependência da realização do Campeonato Brasileiro Qix AM que acontecerá apenas após o encerramento do prazo de inscrição do programa em 31 de Março, porém seus resultados serão válidos para o Bolsa Atleta no ano que vem.
Os demais eventos, circuitos e rankings válidos para o Bolsa Atleta 2010 entre os homens serão:

BANKS
- Principal:
RTMF Bowl Pro (nacional)
- Intermediário:
Circuito SkateBanks (nacional)
- Iniciante:
Circuito SkateBanks (nacional)

DOWNHILL SLIDE
- Principal:
Gravity Slide Fest (internacional)
- Intermediário:
Ranking Nacional (nacional)
- Iniciante:
Ranking Nacional (nacional)

DOWNHILL SPEED
- Principal:
VI Malarrara Pro Teutônia (internacional)
Ranking Nacional (nacional)

FREESTYLE
- Principal:
Ranking Nacional (nacional)
Campeonato Mundial de Freestyle (internacional)
- Intermediário:
Ranking Nacional (nacional)
Campeonato Mundial de Freestyle (internacional)

LONGBOARD
- Principal:
Circuito SkateBanks (nacional)
- Intermediário:
Ranking Nacional Downhill Slide (nacional)
- Iniciante:
Ranking Nacional Downhill Slide (nacional)

SLALOM
- Principal:
Ranking Nacional (nacional)
Porto Alegre Masters (internacional)

STREET
- Principal:
Circuito Brasileiro de Street Profissional (nacional)
Circuito Mundial WCS 2008 (internacional)
- Intermediário:
Skatepark of Tampa AM (internacional)

VERTICAL
- Principal:
Circuito Brasileiro de Vertical Profissional (nacional)
Circuito Mundial WCS 2008 (internacional)
- Intermediário:
Circuito Brasileiro de Vertical Amador (nacional)
Skatepark of Tampa AM (internacional)
- Iniciante:
Circuito Brasileiro Amador Vans (nacional)

Já os torneios, circuitos e rankings válidos para o Bolsa Atleta 2010 entre as mulheres serão:

LONGBOARD
- Principal:
Ranking Nacional Downhill Slide (nacional)

SLALOM
- Principal:
Porto Alegre Masters ISSA (internacional)
Ranking Nacional (nacional)

STREET
- Principal:
Ranking Feminino 2008 (nacional)
Etnies Goofy Vs. Regular 2008 (internacional)
- Intermediário:
Ranking Feminino 2008 (nacional)

VERTICAL
- Principal:
Circuito Mundial WCS 2008 (internacional)

Outros campeonatos podem serem válidos para o programa ano que vem desde que sejam homologados pela CBSk ou atendem as exigencias dos Conselhos da CBSk de Downhill Slide, de Freestyle e Feminino.

Nestes casos a Confederação Brasileira de Skate irá divulgar com antecedência através de seu site e dos principais veículos de comunicação especializados.

Maiores detalhes através do e-mail: esporte@cbsk.com.br

Acesse o site da CBSk: http://www.cbsk.com.br